Temos satisfação em divulgar o nosso Resfriador Evaporativo, mais importante é que dispomos de modelos apropriados a climatização de qualquer tamanho de ambiente, ademais trata-se de um produto de qualidade superior e extremamente hábil no esfriamento natural.
Desvende a função do Resfriador evaporativo
A função do Resfriador evaporativo é justamente a de resfriar ambientes, porem a um baixo custo e também sem agredir a natureza, haja visto que, diferentemente do ar condicionado, ele não utiliza gases halogenados, que por sua vez destroem a camada de ozônio.
Temos que este aparelho, também chamado por resfriador adiabático, é um equipamento constituído fundamentalmente por um ventilador, uma bomba de água, um reservatório, alem disso por células de fibra de celulose, ou então por um sistema de aspersão.
Fique por dentro do conceito do Resfriamento evaporativo
Temos que o conceito de resfriamento evaporativo é o esfriamento obtido quando algum meio ou produto cede calor para que a água evapore. Em outras palavras, a evaporação da água é um processo endotérmico, isto é demanda calor para se realizar, desta forma a água ao evaporar retira o calor que esta presente.
Alem disso a transferência de calor mencionada pode ser forçada, ou seja uma situação na qual fornecemos o calor; também pode ser induzida, visto que criamos as condições para que se retire o calor do local. Portanto no Resfriador evaporativo induzimos as condições adequadas para que a água evapore e retire o calor do ambiente, desta forma a temperatura do local sera mais amena.

Da mesma forma também existem dois tipos de resfriamento evaporativo, quais sejam:
- o tipo direto, situação na qual o ar entra em contato com uma superfície úmida, que alem disso pode ser comercial ou industrial;
- por outro lado temos o tipo indireto, quando esta presente um trocador de calor, desta forma o ar úmido esfria o ar seco proveniente do ambiente.
De antemão afirmamos que este mesmo conceito é aplicado em adegas climatizadas, entretanto objetivando criar as condições propicias para a guarda do vinho.
Conheça variados exemplos de Resfriamento evaporativo
Nada como exemplificar para um melhor entendimento, desse modo ilustramos algumas situações que servem como exemplo da competência operacional do Resfriador evaporativo, senão vejamos:
- Em uma torre de resfriamento parte d'água é induzida a evaporar, desta maneira retirando o calor da água remanescente, alem do que ela se resfria por ceder este calor;
- Quando nos aproximamos de uma cachoeira e notamos o ar mais fresco;
- Quando num dia quente acontece uma chuva de verão, logo depois observamos a instantânea queda da temperatura;
- Ao sairmos de uma piscina, que está mais fria, imediatamente entramos em contato com o ar, que está mais quente, inegavelmente temos aquela sensação de frio;
- Quando terminamos de lavar as mãos e as abanamos, por certo sentimos elas esfriarem;
- Entre muitos outros exemplos da aptidão funcional do Resfriador evaporativo.
Você sabe como funciona este aparelho?
O funcionamento do Resfriador evaporativo é bastante singelo, porem extremamente eficiente; na sequencia detalhamos como ele funciona, a saber:
- ar do local é succionado pela força do ventilador;
- desta forma ele é obrigado a atravessar os painéis de fibra de celulose;
- certamente eles são mantidos úmidos;
- por conta da existência de uma bomba de circulação;
- ao passo que a água para umedecer é captada do reservatório.
Tenha em mente que ele é um equipamento autônomo, ou seja ele agrega em seu chassi todos os componentes mencionados e que são necessários ao processo de climatização evaporativa.
Elencamos alguns locais oportunos para emprego do Resfriador evaporativo
O uso dele é muito bem vindo em qualquer tipo de local, pois o Resfriador evaporativo dispensa o emprego do condicionador de ar, então vejamos as possibilidades:
- no Agronegócio, tais como: avicultura, suinocultura, incubadoras, aviários, maternidades, estufas agrícolas, entre outros;
- nas Indústrias, por exemplo: gráficas, alimentícias, automobilísticas, farmacêuticas, etc;
- nas cozinhas industriais;
- em ambientes frigoríficos para hortifrútis;
- em locais com grande concentração de público, por exemplo: academias de ginastica, boates, auditórios, igrejas, bingos. Entre inúmeros outros locais propícios ao uso do método de resfriamento evaporativo.

As principais vantagens do Resfriador evaporativo frente ao aparelho de ar condicionado convencional
A Tectermica afirma que a principio vale salientar que o resfriamento evaporativo é um dos mais antigos e mais eficientes métodos de se refrigerar, ou mesmo climatizar, de forma passiva uma edificação em regiões de clima seco.
São diversas as vantagens do Resfriador evaporativo frente ao ar condicionado tradicional, de tal sorte que vamos enumerar somente aquelas benefícios mais expressivos, como segue:
- baixo investimento inicial;
- dispensa dutagem;
- de 5 a 9 vezes menos consumo de energia elétrica;
- resfria, filtra e lava o ar insuflado;
- baixo custo de manutenção;
- ecológico, ou seja não utiliza qualquer tipo de gás;
- gabinete em PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro), por isso é imune a corrosão.
As principais vantagens do Resfriador evaporativo frente ao aparelho de ar condicionado convencional
Confirme a eficiência do Resfriador evaporativo consultando a tabela de redução de temperatura do ambiente, certamente você saberá em quantos graus é possível diminuir a temperatura mediante o uso do referido.
Alem disso verifique as especificações técnicas, bem como as características de construção do sistema de climatização evaporativa, pois todas as informações estão disponíveis no catalogo técnico que elaboramos.
Por fim, porem não menos importante, confira a tabela de preços do Resfriador evaporativo, portanto fique a par do valor e demais condições comerciais. Assim sendo verifique este documento, bem como os outros citados no box documentos associados.