Busca este brilhante artigo técnico esclarecer as benesses decorrente da utilização do Equipamento para Desverdecimento de Citrus na climatização do limão siciliano destinado a exportação.
O limão siciliano, também denominado como o limão verdadeiro, tem a forma elíptica e com pontas salientes nas suas extremidades, a sua casca é amarela rugosa e grossa, já polpa é clara e quase branca, entretanto ele tem menos suco que o da variedade taiti.
Para muitos consumidores a cor da casca dos citrus tornou-se um indicador de qualidade de grande importância, decorrente do fato deles associarem a colação da casca com estádio de maturação, entretanto alguns dos cítricos sejam de boa qualidade embora conservem a cor verde externamente. Para comercialização no mercado interno isto não chega a ser um problema, pois a preferencia do consumidor é pela casca verde, entretanto, quando destinados a exportação esbarram exigência da completa coloração amarela.
Os exportadores do limão siciliano, bem como das outras frutas cítricas, fazem uso do Equipamento para desverdecimento de citrus coligado a outros componentes apropriados, para obter a coloração amarela na casca.
De certa forma os consumidores mundiais tem alguma razão, pois as mudanças físicas e químicas que ocorrem durante o desverdecimento dos frutos cítricos promovem mudanças benéficas associadas a textura, aparência, sabor e aroma, obtendo como resultado uma qualidade degustativa superior.
As mudanças mencionadas ocorrem em nível celular e, incluem os processos de degradação e síntese de compostos orgânicos, bem como alterações na atividade enzimática. O conhecimento destas mudanças metabólicas associadas ao desverdecimento em atmosfera controlada, obtido mediante o emprego do Equipamento para desverdecimento de citrus e os seus coligados, é essencial para se conseguir limões sicilianos de qualidade, alem prolongar a sua conservação e prevenir os distúrbios fisiológicos.
O processo de climatização, fazendo uso do Equipamento para desverdecimento de citrus, envolve o emprego de um agente maturador, o gas etileno, então é oportuno armazenar os frutos verdes em local segregado e que contenha uma porta resistente e estanque, pois caso exista escape deste gas ele não alcançara os frutos verdes.
Tectermica