Painel frigorifico termoisolante na construção civil

Painel frigorifico utilizado na construção de escritórios comerciais

O foco desta resenha técnica é o uso do Painel Frigorifico Termoisolante pelo seguimento da construção civil, seja em edificações industriais, comerciais ou até mesmo residenciais. Alem disso, ele é empregado como revestimento de fachadas, coberturas e paredes internas ou externas do imóvel.

Por conta de suas vantagens o Painel frigorifico termoisolante vem ganhando espaço no seguimento da construção civil

Inicialmente esta placa de isolamento térmico foi concebida para aplicação na confecção, não só da nossa conhecida câmara fria, bem como de antessalas térmicas. Entretanto, dado o real benefício existente, nos últimos tempos ela vêm marcando forte presença nas obras civis.

Certamente algumas dessas benesses se explicam por conta do isopainel estar sujeito a normas técnicas mais rígidas, inclusive permitindo uma redução do valor e, alem disso, como resultado da crescente preocupação com as certificações ambientais. Acresce que podemos citar algumas das normatizações da ABNT inerentes ao Painel frigorifico termoisolante, tais como:

  • a NBR 15366-1, onde a Associação Brasileira de Normas Técnicas determina os requisitos e métodos de ensaio para o iso-painel que é fabricado industrialmente com espumas rígidas de poliuretano;
  • alem da NBR 15366-2, que classifica o painel isotérmico industrializado com núcleo de espuma rígida de PU quanto à reação ao fogo, aplicáveis à construção civil, e as câmaras frigoríficas, compondo paredes, fechamentos laterais e coberturas;
  • inclusive a NBR 15366-3, a qual estabelece as diretrizes para a sua seleção e utilização, alem dos procedimentos executivos para instalação dos painéis térmicos que são feitos industrialmente com espumas de PUR, bem como as verificações durante os processos executivos dos componentes para aplicação em construções e na câmara fria, alem do método para a conservação destes painéis após a montagem.

Em suma, os outros benefícios bastante interessantes, consistem no fato das edificações elaboradas com o painel isolante serem impermeáveis, leves e resistentes. Alem disso, por possuir um núcleo isolante, ele também aperfeiçoa o conforto térmico e acústico no interior da edificação. Sendo que em muitos dos casos até dispensam o emprego do ar condicionado.

O Painel frigorifico termoisolante é ideal para edificação de imoveis
O Painel frigorifico termoisolante é ideal para edificação de imoveis

O manufaturador assegura também a sua incumbência como isolante acústico

Uma fabrica, tida como uma das mais respeitadas, assevera em seu catalogo técnico que os Painéis frigoríficos termoisolantes possuem a função de atenuador de ruídos. Desta maneira, por contarem com um núcleo de isolamento termo acústico eles inibem a transmissão do barulho externo para o interior dos imoveis. Ademais eles são fabricados de acordo com o projeto e na quantidade exata; não apenas evitando desperdícios e sobras de obra, bem como permitindo uma armação limpa e rápida.

Conforme visto eles são muito utilizados nas variadas fases das obras civis, não apenas por oferecer alto poder de isolamento termoacustico e excelente vedação, como também por substituir com privilégios as construções em alvenaria. Antes de mais nada cabe enfatizar algumas das etapas da edificação onde ele sera de extrema valia, senão vejamos:

  • utilizado como revestimento de fachadas;
  • aplicado nos fechamentos laterais;
  • para emprego nas coberturas e telhados;
  • com a finalidade de compor as divisórias internas, e mais.

Somente para ilustrar a proficiência do painel frigorifico citamos alguns exemplos onde a contenção termo acústica é bem vinda, a saber:

  • na construção de prédios de cunho comercial ou residencial;
  • para edificar os galpões para as industrias;
  • objetivando construir as casas populares e residencias de alto padrão, entre outros.

Fique a par das características construtivas do Painel frigorifico termoisolante

Em principio e, de acordo com a especificação técnica, os mais proeminentes fabricantes, com destaque para a Tectermica, do Painel frigorifico termoisolante asseguram que ele não apresenta nenhum empecilho técnico na sua aplicação. Então ele pode ser empregado em qualquer tipo de obra; não só em ambientes refrigerados, mas até na edificação de hangares e construções verticais. Dessa maneira ele se destina ao erguimento de paredes estruturais monolíticas externas ou internas. Alem disso dispõem de diferentes opções de cores, bem como de revestimentos variados. Inclusive pode ser montado em qualquer posição, ou seja, na vertical ou horizontal, não raro com inclinação negativa ou positiva.

Painel frigorifico utilizado na construção de escritórios comerciais
Painel frigorifico utilizado na construção de escritórios comerciais

Acresce ainda que os Painéis frigoríficos termoisolantes, conforme na ficha técnica pertinente, são produzidos de forma continua, entretanto dentro de parâmetros que atendem a todo e qualquer requisito do vosso esboço. Então vamos assimilar algumas das suas características basilares, a saber:

  • composição do painel sanduíche: sucintamente podemos dizer que se trata de uma placa que contem um material isolante e é revestida por chapas metálicas, alem disso recebe um acabamento final;
  • os tipos de isolamento que são comercializados: poliuretano injetado (PUR), poli-isocianurato (PIR), poliestireno expandido (isopor ou EPS), lã de rocha (LDR);
  • a espessura da placa: ela esta a venda nas grossuras de 50 mm ate 200 mm;
  • sobre a chaparia de revestimento: ele é recoberto por uma chapa de aço carbono plano, de bitola #22, levemente trapezoidal;
  • o acabamento do painel sandwich: o arremate final é dado em tinta epóxi por impregnação eletrostática;
  • sobre o modelo de encaixe: estas placas possuem um entalhe do tipo macho e fêmea, ademais existem algumas opções que contam com um engate chamado de lock, próprio para o intertravamento dos painéis.

Muito mais motivos para a construção civil escolher o Painel frigorifico termoisolante

Ademais esta orientação profissional também almeja esclarecer que por conta do seu peso reduzido, algo em torno de 10 kg/m², o emprego do Painel frigorifico termoisolante traz vantagens para a construção civil. Certamente ele proporciona economia nas fundações, alem de uma diminuição no efetivo de mão de obra e aumento de produtividade. Ainda por cima considere que ele é fácil de higienizar, pois uma de suas atribuições é a de não permitir a proliferação de cupins e fungos. Assim sendo, pelo fato do material ser totalmente reciclável e apresentar facilidade de integração com as instalações hidráulicas e elétricas inerentes a edificação que se pretende, ele é uma das melhores escolhas disponíveis.

Por fim, considerando o preço das construções em alvenaria que, alem da morosidade excessiva na sua execução, também produzem muitos resíduos de obra. Então, temos que o Painel frigorifico termoisolante apresenta o melhor custo x beneficio entre as escolhas construtivas atualmente disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[elementor-template id="880"]