Desumificador: Qual a Vantagem do Uso na Câmara Fria para Sementes?

Primeiramente, cabe esclarecer que as Sementes são organismos vivos e que devem ser armazenadas numa atmosfera controlada, desta forma, o Uso da Câmara fria e do Desumidificador mostra-se como uma Vantagem, tendo em vista a estocagem do modo correto. 

O artigo abaixo tem o objetivo de enfatizar, não apenas o proveito deste equipamento quando utilizado conjuntamente com uma câmara frigorifica, mas também comparar os seus diferentes modelos.

A vantagem do uso do desumidificador na câmara fria para sementes

O mercado agrícola desenvolveu novas tecnologias, por certo, para melhorar a produtividade e a qualidade das lavouras, entre elas destacam-se os bagos mais resistentes e produtivos. Entretanto, umas das etapas mais importantes é o benefício decorrente do armazenamento adequado.

Dessa maneira, o emprego dos desumidificadores em armazéns refrigerados garante um ambiente apropriado para a estocagem destes grãos. Com a finalidade de manter uma baixa concentração de umidade no ar, além de controlar a temperatura do local.

Note que, o metabolismo da semente é regulado através da água, ou seja, em uma condição úmida, não só ela pode germinar, bem como pode se deteriorar. Além disso, ela pode se tornar alvo de contaminações, tais como fungos e bolores.

As sementes se beneficiam da Câmara fria com desumidificador
As sementes se beneficiam da Câmara fria com desumidificador

No entanto, a aplicação de câmaras frigorificas com controle de umidade, além de evitar essas adversidades, também oferece benefícios, a saber:

  • Garante a vitalidade do grão;
  • Assegura o privilégio de que cada bago estejam no mesmo estado de maturação, ou seja, gera uniformidade no desenvolvimento;
  • Permite o armazenamento, tendo em vista o seu desempenho em uma safra futura;
  • Inibe a contaminação das sementes ou por fungos, ou por insetos;
  • Eleva a produtividade da colheita por cada hectare;
  • Elimina os desperdícios de dinheiro

Comparando os diferentes tipos de retiradores de umidade

O desumidificador é um equipamento que traz vantagem no armazenamento de sementes, entretanto o seu uso se dá associado a uma câmara fria. Portanto, o controle atmosférico demanda a interação com o índice de umidade e a temperatura.

Conheça o modo de funcionamento e os principais aspectos dos aparelhos mais utilizados, como segue:

  • Modelo mecânico: Este equipamento se utiliza método frigorifico, qual seja, retirar a umidade mediante a refrigeração. Logo, o ar úmido é direcionado para dentro do aparelho, onde passa por uma superfície fria que promove a condensação da água, liberando, desta forma, o ar seco;
  • Versão químico: Emprega um dessecante, normalmente a sílica, e que, mediante a adsorção, remove altas quantidades de água, então permite um ar desumidificado no parâmetro desejado, além disso, é muito mais preciso e bastante benéfico em temperaturas mais baixas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.