Câmara Frigorifica Hortifrúti: Dá pra Colher Verduras no Supermercado?

A Camara frigorifica para hortifrúti permite cultivar verduras no supermercado Fonte: InFarm

Saiba que daqui a pouco tempo você irá ao Supermercado para Colher Verduras frescas e diretamente na Câmara Frigorifica para Hortifrúti.

Parece impossível, mas não é. Com o intuito de melhor empregar o estudo conduzido pela Embrapa Hortaliças (DF), nossa empresa desenvolveu a tecnologia para o cultivo, desde vegetais e ervas até frutas, em um ambiente com atmosfera controlada. Acresce que, o container frigorifico que fabricamos pode ser instalado em locais fechados, tais como shoppings centers, escolas, restaurantes, entre outros.

A inovação trazida pelas fazendas verticais

O conceito de plantação em estufas, aquelas estruturas de lona transparente que vemos a beira das estradas, que reduzem em parte a exposição as intempéries climáticas, já é conhecido de longa data.

Ocorre que, em grandes centros urbanos, devido à falta de espaço físico e a grande concentração de consumidores, buscou-se uma alternativa ao método tradicional, qual seja, a agricultura vertical.

Esta modalidade de lavoura demanda pouca área, além de utilizar bandejas empilhadas uma acima da outra, ou seja, este método se dá de forma vertical. Porém, ainda dentro de estufas de lona e com controle reduzido das condições atmosféricas.

A Câmara frigorifica para hortifrúti emprega uma tecnologia que permite colher verduras no supermercado

A equipe de engenheiros da Tectermica, tida como um renomado fabricante de câmaras frias, se debruçou sobre o projeto da Embrapa, e mediante o emprego de muita tecnologia de ponta, desenvolveu uma espécie de walkin cooler, com o propósito de possibilitar a agricultura indoor do tipo fazenda vertical e plant factory.

A Camara frigorifica para hortifrúti permite cultivar verduras no supermercado  Fonte: InFarm
A Câmara frigorifica para hortifrúti permite cultivar verduras no supermercado Fonte: InFarm

Certamente este novo processo impactara a maneira de plantar e consumir hortaliças, haja visto que, teremos o privilégio de coletar alimentos mais frescos, tal qual saídos diretamente da horta, porém, num grande centro urbano e nas dependências de um supermercado.

Esta nova modalidade agrícola se dá em um ambiente totalmente controlado e rigorosamente monitorado. Portanto, uma vantagem é óbvia, pois os hortifrútis ficam livres de pesticidas químicos, obtendo, desta forma, o benefício de produzir alimentos completamente orgânicos.

A evolução do armazém frigorifico

O avanço que a nossa indústria incorporou a Câmara frigorifica para hortifrúti permite otimizar cada uma das variáveis climáticas que são benéficas ao florescimento das plantas. Então, cada expositor vertical refrigerado tira proveito de um ecossistema único, ainda por cima, a administração do conteúdo que está no frigorifico é feita através de hardwares e softwares que, inclusive, alertam quando os vegetais estiverem prontos para a colheita.

Este modelo de plantio em locais fechados pressupõe o controle das variáveis meteorológicas no interior da arca refrigerada, tais como: 

  • controle de temperatura (calor ou frio);
  • controle do fotoperiodo (tempo de exposição solar);
  • controle da umidade relativa;
  • controle da concentração de CO2 (gás carbônico);
  • rega automática com adição de nutrientes.

A nossa empresa esmera-se ao máximo, tendo em vista manufaturar as melhores câmaras frigorificas, não só belas e eficientes, mas também duráveis e inovadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *